Prefeito de Axixá, Damião Castro, assume presidência de nova associação regional

0
13

Damião Castro (PMDB), prefeito de Axixá, foi eleito na manhã deste dia 25, por aclamação, presidente da União Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio (UNBIP) para os anos de 2017 e 2018. A entidade foi criada pelos prefeitos da região e a eleição foi realizada no gabinete do prefeito com a presença de dezesseis gestores municipais. A UMBIP deve agregar 28 municípios do Papagaio e terá como propósito o diálogo e o desenvolvimento da região.

“A nossa missão, à frente desta associação, será o de alavancar e promover o diálogo entre os prefeitos, deputados, senadores e governo do estado para assim ser a principal porta-voz das grandes causas e questões que interessa aos municípios do Bico do Papagaio”, disse o presidente eleito ao portal Voz do Bico.

O prefeito de Aguiarnópolis, Ivan Paz, foi um dos mais enfáticos defensores da criação e fortalecimento da nova associação, chegando a defender, durante a reunião, que um nome da região fosse indicado em um cargo de relevância em uma das chapas que disputa a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). “Nós precisamos mostrar a força que temos e impor os interesses político da Região”, defendeu.

Dr. Armando Alencar, prefeito de Esperantina, resumiu em sua fala o sentimento dos demais prefeitos da região. “Estou apostando neste recomeços, com uma nova entidade defendendo os interesses dos municípios da região”.

Dezesseis prefeitos da região participaram da criação da nova entidade regional

Reunião realizada em 10 de janeiro, em estreito, os prefeitos já haviam discutido a criação de uma nova entidade, o prefeito Castro, na mesma reunião, tinha sido apontado como presidente e Ivam Paz, disputaria a presidência da ATM, pretensão que ele acabou recuando.

A UNBIP dará lugar ao Consorcio Intermunicipal dos Municípios do Bico do Papagaio (Ambip), criado em 1993 e que teve o então prefeito de Augustinópolis, José Anacleto como seu primeiro presidente. Conforme foi dito na reunião, a Ambip se encontra com série de problamas jurídicos e de ordem financeiras, que inviabilizaria seu bom andamento.

Chapa

Damião Castro – Axixá