Notícias e Informativos

Axixá - Equipe do Programa Criança Feliz mostra resultados do Marco Legal da 1ª Infância

A Prefeitura de Axixá do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semus) realizou na segunda-feira passada (30), um grande evento para apresentar “O Marco Legal da 1ª Infância” levando-o ao conhecimento da comunidade.

No auditório da USB (Unidade Básica da Saúde) Santa Maria, a equipe do Programa Criança Feliz (PCF) de Axixá se reuniram. Onde na oportunidade, se encenou o ABC da 1ª Infância que teve o objetivo de fortalecer o Marco Legal, demonstrando o valor do AMAR, BRINCAR e CUIDAR das crianças, onde a equipe do PCF, na coordenação e supervisão de Ana Claudia (Claudinha), junto aos 12 visitadores do programa, que foram os atores protagonistas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Axixá vem se destacando na prestação de serviços e ampliação na oferta dos Programas Sociais. O Programa Criança Feliz, foco de destaque nesses 08 meses de gestão, ampliou de 70 usuários no mês de janeiro, para 348 usuários em agosto. Um crescimento de 243%. Além desse trabalho de excelência, todas as ações comemorativas mensais - apesar da pandemia - são realizadas conforme as diretrizes do Ministério da Cidadania.

 Estiveram no evento, prestigiando e compondo a Mesa de Honra, Jacira Dias Costa, Secretária Municipal de Assistência Social; professora Joelma, representando a Educação; todos os membros do Conselho Tutelar representando a Justiça; Francisca Mourão, coordenadora do CRAS; Aldileia, coordenadora do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos); Thatyane Feitosa gestora do PBF (Programa Bolsa Família) e parceira incansável do PCF. E na plateia se encontravam 24 mães usuárias do PCF com seus filhos e algumas mulheres gestantes. Participaram também, todos os servidores do CRAS e os facilitadores do SCFV. Ressalta-se que toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social participou do encontro para conhecer e divulgar o Marco Legal da 1ª Infância e as ações que o Programa Criança Feliz (PCF) de Axixá vem desenvolvendo.

Maria da Conceição, presidente interina do  CMDCA, foi a primeira palestrante, e falou da importância do PCF para o município, da obrigação dos Conselhos em dar apoio ao programa e contribuir com seu desenvolvimento, da importância do Marco Legal para a 1ª Infância.

“O Marco Legal da Primeira Infância coloca o Brasil na vanguarda de elaboração de leis voltadas à promoção do desenvolvimento integral na Primeira Infância. Segundo evidências científicas, investir na Primeira Infância é a melhor estratégia para promoção da experiência plena de ser criança, de contribuir para o desenvolvimento humano saudável, requisito essencial para o desenvolvimento sustentável de uma Nação. Foi a partir do Marco Legal que foi criado o Programa Criança Feliz, desenvolvido pelo Governo Federal”, ressalta Maria da Conceição

 Dando prosseguimento, Clícia, a psicóloga do CRAS, enfatizou a importância do brincar para o desenvolvimento da criança e fortalecimento dos laços afetivos.

Por fim, a professora Elena, subsecretária da Secretaria Municipal da Assistência Social, falou sobre o Marco Legal da 1ª Infância, apresentando os principais direitos atribuídos à criança na primeira fase da vida. “Estamos semeando esta mudança de postura, para que no futuro tenhamos adolescentes menos violentos e adultos mais capacitados. É um amparo para as famílias, pensando na criança desde o ventre da mãe”, disse Elena.

O evento ocorreu das 14 às 16h e foi finalizado com um lanche aos presentes.