NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 8 dia(s)

Prefeitura Municipal de Axixá, no Bico do Papagaio, anunciou investimento de quase R$ 20 milhões.

A Prefeitura Municipal de Axixá, no Bico do Papagaio, anunciou nesta quarta-feira, 17, u [...]

#Informativo Há 57 dia(s)

AXIXÁ: Manu Bahtidão e Nattan encabeçam lista de atrações para o 19º Enduro

Com uma programação repleta de adrenalina e diversão, o 19º Enduro de Axixá promete superar as expectativas.

#Infraestrutura Há 81 dia(s)

AXIXÁ: Prefeitura inaugura obras no PA Buritis.

Serão entregues as obras da Escola Municipal Centro do Barroso e o asfalto em CBUQ nas vias do povoado.

#Prefeito Há 88 dia(s)

Sempre de sorriso no rosto, ele gosta de está sempre no meio des pessoas simples.

Perfeito de Axixá Auri Wulange, tem chamado atenção das redes sociais, por sua carisma e [...]

#Cultura Há 92 dia(s)

FOMENTO LEI PAULO GUSTAVO

FOMENTO LEI PAULO GUSTAVO

#Empreendedorismo Há 148 dia(s)

AXIXÁ: Prefeitura e SEBRAE se reúnem para discutir o turismo local.

Em uma iniciativa para impulsionar o desenvolvimento do turismo local, a Prefeitura Muni [...]

#Infraestrutura Há 170 dia(s)

AXIXÁ: Auri anuncia investimento de R$ 5 milhões em programa de pavimentação em povoados.

Os povoados beneficiados serão: Lago Verde, Buritis, São José, Grotão, Boa Sorte, Santa Juliana, Alto do Zumbi, Najá, Santa Barbara, Centro do Mamede e Grota D'água.

#Urbanismo Há 196 dia(s)

Axixá do Tocantins 60 Anos!

Cronograma de Inaugurações de obras municipais.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito